Translate

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Empresas concedem férias ilimitadas para colaboradores

Empresa

     Empresas concedem férias ilimitadas para colaboradores




     5 Empresas concedem férias ilimitadas para seus colaboradores.


     Algumas empresas decidiram que deixar o colaborador decidir quanto tempo ficará descaçando, ou se precisa de uns dias de folga para esparecer é uma boa ideia. Isso realmente parece que não dá certo, mas para estas empresas a sua maior dificuldade é que os colaboradores saiam de férias.
     É claro que depende da cultura organizacional da empresa e férias com 30 dias ou mais tem de ser agendadas. Mas é realmente algo interessante.
     A seguir as 5 empresas:

  • Netflix


     Foi a primeira a implementar, realiza esta estratégia desde 2002. Os colaboradores assalariadas tem o direito de tirarem quando tempo quiserem, mas a política não foi adotada para os trabalhadores dos call centers e dos depósitos, pois são pagos por hora.
    Mesmo assim há regras: quem atua no setor financeiro e de contabilidade não pode tirar folga no começo e no fim dos trimestres, por causa do fechamento dos balanços. E quem deseja tirar 30 dias consecutivos precisa da aprovação do RH,  com a condição que as metas fossem alcançadas

  • Virgin Group
     Baseado na Netflix, a empresa está implementando a mesma estratégia. A medida valerá para os empregados de seus escritórios pessoais nos Estados Unidos e no Reino Unido (que empregam cerca de 170 pessoas, segundo o The Guardian). Caso a experiência dê certo, a Virgin deverá "seguir o mesmo caminho". 
     Mesmo assim há regras: quem deseja tirar 30 dias consecutivos precisa da aprovação do RH e da condição de que as metas vão ser alcançadas

  • Evernote
     Também implementou as férias ilimitada, ainda mais o colaboradores ganham mais 1.000 dólares para desfrutar. A ideia é para motivar funcionários a tirarem folga, pois muitos preferiam ficar trabalhando.
     Mesmo assim há regras: quem deseja tirar 30 dias consecutivos precisa da aprovação do RH e da condição de que as metas vão ser alcançadas

  • Valve
     Produtora de games, também implementou as férias ilimitadas, não controlam folgas, férias e nem folga por doenças.
     "Nós simplesmente dizemos às pessoas que se confiamos nelas para tantas outras decisões, é claro que vamos confiar para gerenciar seu próprio tempo", disse Gabe Newell (cofundador e presidente da empresa).
     Segundo a empresa, controlar o tempo de folga e férias é uma questão secundária na empresa, principalmente contratando-se as pessoas certas para os cargos.

  • Motley Fool
     A empresa implemento o mesmo sistema em dezembro de 2013. 
     Não se sabe se mais se os funcionários tiram mais ou menos folgas, mas sabe-se que o clima está melhor. 


    Esta estratégia trás muitos benefícios, mas apenas para as empresas que tem perfil para tal.





Fonte:  Exame    / Baseado no artigo de Luisa Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário