Empresa
Análise Swot, Melhore o planejamento da empresa
A Análise Swot é uma ferramenta usada no planejamento da empresa. Esta análise ajuda a tomar decisões sobre o cenário interno e externo. Também chamada de FOFA, ela estuda as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) da empresa.
A seguir uma descrição breve sobre os itens de estudo.
- Forças (strengths)
Aqui deve-se analisar as vantagens que a empresa possui em relação a seus concorrentes, suas forças internas. Uma dica é determinar as vantagens competitivas da empresa em relação as concorrentes. Para tal algumas dicas de perguntas:
- Quais suas melhores atividades?
- Quais seus melhores produtos ou recursos?
- Qual sua maior vantagem competitiva?
- Qual o nível de engajamento dos clientes?
- Fraquezas (weaknesses)
- Fraquezas (weaknesses)
Neste item deve-se analisar as fraquezas que a empresa possui em relação a seus concorrentes. Uma dica é determinar as fraquezas em relação as concorrentes de forma bem sincera, pois assim a análise será confiável. Para tal algumas dicas de perguntas:
- Possui mão de obra capacitada?
- Nível de treinamento?
- Por quê a concorrência foi escolhida?
- Por quê o engajamento com clientes não fuinciona?
- Oportunidades (opportunities)
Deve-se analisar o mercado externo e ver que forças influenciam positivamente o negócio. Por serem fatores externos não pode-se controlá-los. Como por exemplo o crescimento do mercado em que se encontra, o aumento de investimentos no mesmo ou até mesmo a melhora do poder aquisitivo de seus consumidores.
- Ameaças (threats)
Neste item deve-se analisar o mercado externo e ver quais ameaças influenciam negativamente o negócio. Por serem fatores externos não pode-se controlá-los, e sendo ameaças devem ser estudados com cautela. Como exemplo temos impostos mais altos, taxa de juros elevadas e até mesmo fatores climáticos.
Análise cruzada
Consiste em cruzar as informações obtidas para delinear melhor suas estratégias e planejamentos.
Para tal deve-se fazer:
- Pontos Fortes X Oportunidades
Estratégia ofensiva e desenvolvimento das estratégias competitivas
- Pontos Fortes X Ameaças
Estratégia de confronto para tornar o ambiente externo a favor da empresa
- Pontos Fracos X Oportunidades
Estratégia de reforço para aproveitar melhor as oportunidades
- Pontos Fracos X Ameaças
Estratégia defensiva, para proteção contra fatores externos.
- Oportunidades (opportunities)
Deve-se analisar o mercado externo e ver que forças influenciam positivamente o negócio. Por serem fatores externos não pode-se controlá-los. Como por exemplo o crescimento do mercado em que se encontra, o aumento de investimentos no mesmo ou até mesmo a melhora do poder aquisitivo de seus consumidores.
- Ameaças (threats)
Neste item deve-se analisar o mercado externo e ver quais ameaças influenciam negativamente o negócio. Por serem fatores externos não pode-se controlá-los, e sendo ameaças devem ser estudados com cautela. Como exemplo temos impostos mais altos, taxa de juros elevadas e até mesmo fatores climáticos.
Análise cruzada
- Pontos Fortes X Oportunidades
Estratégia ofensiva e desenvolvimento das estratégias competitivas
- Pontos Fortes X Ameaças
Estratégia de confronto para tornar o ambiente externo a favor da empresa
- Pontos Fracos X Oportunidades
Estratégia de reforço para aproveitar melhor as oportunidades
- Pontos Fracos X Ameaças
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