Translate

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Análise Swot, Melhore o planejamento da empresa

Empresa

        Análise Swot, Melhore o planejamento da empresa






     A Análise Swot é uma ferramenta usada no planejamento da empresa. Esta análise ajuda a tomar decisões sobre o cenário interno e externo. Também chamada de FOFA, ela estuda as forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) da empresa.
     A seguir uma descrição breve sobre os itens de estudo.
      

  •  Forças (strengths)
     Aqui deve-se analisar as vantagens que a empresa possui em relação a seus concorrentes, suas forças internas. Uma dica é determinar as vantagens competitivas da empresa em relação as concorrentes. Para tal algumas dicas de perguntas:

       - Quais suas melhores atividades?
       - Quais seus melhores produtos ou recursos?
       - Qual sua maior vantagem competitiva?
       - Qual o nível de engajamento dos clientes?

  • Fraquezas (weaknesses)

     Neste item deve-se analisar as fraquezas que a empresa possui em relação a seus concorrentes. Uma dica é determinar as fraquezas em relação as concorrentes de forma bem sincera, pois assim a análise será confiável. Para tal algumas dicas de perguntas:

       - Possui mão de obra capacitada?
       - Nível de treinamento?
       - Por quê a concorrência foi escolhida?
       - Por quê o engajamento com clientes não fuinciona?

  • Oportunidades (opportunities)
     Deve-se analisar o mercado externo e ver que forças influenciam positivamente o negócio. Por serem fatores externos não pode-se controlá-los. Como por exemplo o crescimento do mercado em que se encontra, o aumento de investimentos no mesmo ou até mesmo a melhora do poder aquisitivo de seus consumidores.

  • Ameaças (threats)
     Neste item deve-se analisar o mercado externo e ver quais ameaças influenciam negativamente o negócio. Por serem fatores externos não pode-se controlá-los, e sendo ameaças devem ser estudados com cautela. Como exemplo temos impostos mais altos, taxa de juros elevadas e até mesmo fatores climáticos.


      Análise cruzada


       Consiste em cruzar as informações obtidas para delinear melhor suas estratégias e planejamentos.
       Para tal deve-se fazer:

  • Pontos Fortes X Oportunidades
     Estratégia ofensiva e desenvolvimento das estratégias competitivas
  • Pontos Fortes X Ameaças
     Estratégia de confronto para tornar o ambiente externo a favor da empresa
  • Pontos Fracos X Oportunidades
     Estratégia de reforço para aproveitar melhor as oportunidades
  • Pontos Fracos X Ameaças
     Estratégia defensiva, para proteção contra fatores externos.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário