Translate

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Operadoras de banda larga devem garantir 80% da velocidade média contratada

Negócios

Operadoras de banda larga devem garantir 80% da velocidade média contratada


A partir deste mês as operadoras de banda larga fixa e móvel devem garantir 80% da velocidade média contratada e 40% da velocidade instantânea.


     A partir deste mês de novembro, as operadoras de banda larga fixa e móvel com mais de 50 mil clientes devem garantir uma velocidade maior na internet. Sendo 80% da velocidade média contratada e 40% da velocidade instantânea ( medida a qualquer momento no mês).
     Desde novembro de 2012 está em vigor uma lei pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde os padrões exigidos mínimos estão sendo atualizados. Na época, exigia-se 60% da velocidade média e 20% da instantânea, em um momento em que a velocidade entregue era de cerca de 10% do contratado. Em 2013, a taxa mínima subiu para 70% e 30%, respectivamente.


  • Exemplificando, na média mensal, a operadora deve entregar 8 Mbps a um cliente que contratou um plano de 10 Mbps. E se medida em qualquer dia do mesmo mês, não deve ser menor que 4 Mbps.


  • No caso de um plano de internet móvel 3G, que tem 1 Mbps oferecido com velocidade máxima, o mínimo entregue deve ser de 800 Kbps; medida a qualquer instante, deve entregar 400 Kbps.


      Deve-se também manter a estabilidade de conexão de 99,5% do tempo. Avaliando-se um mês, portanto, a conexão à internet oferecida por uma operadora não deve cair por mais que 3 horas 36 minutos.
     Para medição do desempenho da internet móvel, a Anatel conta com o uso voluntário do aplicativo gratuito EAQ. Neste mesmo site pode-se se tornar um voluntário, para que messam a velocidade de sua banda larga fixa.
     Os dados coletados são divulgados mensalmente pela Anatel, que pode, em caso de descumprimento, estabelecer prazos para adequação do serviço ou proibir a sua venda.
     No último relatório divulgado em junho, em São Paulo apenas a Algar Telecom falhou nas novas normas. As outras empresas sujeitas ao regulamento são Oi, TIM, Claro, Vivo, NET, GVT, Embratel, Sercomtel, Cabo Telecom e Live TIM. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.






Fonte: Exame            / Baseado no artigo "Operadora terá de garantir 80% da velocidade de internet"

Nenhum comentário:

Postar um comentário