Translate

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Petrobrás recebe aval para reajustar preço do combustível

Cotidiano

    Petrobrás recebe aval para reajustar preço do combustível


    Nesta terça feira (05/11), Guido Mantega (Ministro da Fazenda), concedeu aval para a Petrobrás reajustar o preço do combustível.


   
     O valor não foi divulgado, por pedido do próprio Mantega. Mas a diretora-executiva da Petrobrás, Maria das Graças Foster, fez a apresentação da proposta com 8% de reajuste. Ela disse que provavelmente o reajuste irá ser de 5%, mas que a diretoria ainda vai decidir.
     Este será o primeiro reajuste desde 29 de novembro de 2013.
     
    Pelo estatuto da Petrobrás o aumento é determinado pela diretora-executiva da empresa, mas na prática não é isso que acontece. 
    A União controla a Petrobrás e por isso nomeia 7 de seus 10 conselheiros. Por este motivo o aumento é sempre negociado junto ao governo, pois trás impactos inflacionários.
    Por este motivo nos últimos quatro anos, as perdas com reajustes não imediatos são calculadas em R$ 60 bilhões, segundo a corretora Gradual.
    Neste ano a defasagem do preço do combustível chegou a até 20%. Mas nesses últimos meses o preço mundial do petróleo caiu, fazendo com que a perda diária da Petrobrás deixa-se de existir.
    Apesar da menor defasagem, o reajuste é essencial para diminuir as perdas da mesma nestes anos. Ela foi um dos fatores que mais contribuíram para o aumento da dívida líquida crescer 237% nos últimos cinco anos.

     O preço já teria que ser reajustado antes das eleições, mas o governo impediu para que não influenciasse a mesma.






Fonte: Folha /  Baseado no artigo "Petrobras recebe aval de Guido Mantega para reajustar combustivel"

Nenhum comentário:

Postar um comentário